CFTV
Pode ser que sua empresa já ofereça esse tipo de solução, mas sinta a necessidade de trazer novidades para seus clientes. De uma forma ou de outra, este conteúdo é para quem precisa aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Começaremos do básico e traremos as dúvidas mais comuns, para que você possa se sentir mais seguro ao tomar decisões.
De antemão, podemos garantir que as empresas que têm o conhecimento necessário para instalação do serviço têm também um grande negócio nas mãos. As soluções mais procuradas são as de videomonitoramento e os sistemas de alarme com e sem fio. Esperamos que, com a leitura deste guia de CFTV e dos tópicos relacionados, você possa oferecer um serviço de qualidade a seus clientes
O que é CFTV?
Vamos começar pela definição: CFTV é a sigla de Circuito Fechado de TV. Em materiais em inglês, você pode encontrar o conceito como CCTV, que nada mais é do que Closed Circuit Television.
Na prática, o CFTV engloba um conjunto de equipamentos que, quando ligados a uma central, oferecem ao estabelecimento comercial ou à residência um serviço de segurança por meio de imagens. Além das câmeras e demais dispositivos, é necessário que haja uma operação de vigilância. Ela pode ser feita de diferentes formas, mas, em geral, é realizada por pessoas que monitoram os ambientes de forma contínua por meio de equipamentos que gravam e armazenam as imagens.
![cftv001](https://conectivarn.com.br/wp-content/uploads/2022/05/001-1.jpg)
Os tipos do CFTV podem ser:
Analógica
Via IP
Híbrida
Como funciona o CFTV?
O CFTV funciona da seguinte maneira: as câmeras captam imagens que são transmitidas para aparelhos de TV instalados numa central de monitoramento. As imagens também podem ser transmitidas para dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
O monitoramento pode ser à distância, resguardando a segurança da pessoa responsável pela supervisão. A recepção dos sinais é feita por equipamentos que podem ser DVR, NVR ou HVR.
Para que funcione corretamente, o sistema requer uma fonte de alimentação – dimensionada de forma adequada para a câmera, conectores de cabos de vídeo com boa qualidade, para garantir o sinal. Por sua vez, o nobreak, garante que não vá haver falhas motivadas por falta de energia elétrica.
Vantagens e benefícios do CFTV
– O objetivo do CFTV é auxiliar na prevenção de ocorrências criminosas. Como a maioria das câmeras são visíveis nos locais em que se quer proteger, elas inibem a ação de pessoas mal intencionadas;
– No caso de haver uma ocorrência, o CFTV ajuda na identificação de seus responsáveis para as devidas ações sejam tomadas. Isso vale tanto para a identificação de suspeitos quanto para o registro de atividades no ambiente, tanto em casas quanto nas empresas;
– Sendo assim, o principal benefício é o aumento da sensação de segurança das áreas protegidas pelo sistema. De forma prática, pode contribuir com provas para ações trabalhistas, na identificação de criminosos e na inibição de casos de vandalismo. A proteção do patrimônio e da integridade das pessoas é uma das grandes vantagens do sistema de CFTV;